Caracóis doces

Olá boa tarde.
Hoje trago uma receita de uns caracóis doces, que são bons, não são muito doces e cá em casa fizeram o gosto do marido, filho e mãe(minha mãe)! Desapareceram num ápice!!!

Foi retirada da revista Lusitana Nº 43 de Setembro de 2013

Para a massa:
15g. de fermento de pasteleiro
50ml. de leite morno
350g. de farinha de trigo tipo 65
Sal Marinho
60g. de açúcar
1 ovo
60g. de óleo

Para o recheio:
100ml. de leite
20g. de açúcar 
10g. de farinha
1 ovo e 1 gema de ovo
Baunilha em pó q.b.
Sal marinho q.b.
1 c. (café) de canela moída
70g. de coríntos ou pepitas de chocolate


Preparação:
Prepare a massa, diluindo o fermento no leite morno. Numa tigela, envolva a farinha com uma pitada de sal, o açúcar, o ovo e o óleo. Adicione o preparado de fermento e amasse bem, até a massa despegar das mãos. Molde uma bola e tape com um pano. Reserve em local quente, até atingir o dobro do volume.

Entretanto, prepare o recheio, levando ao lume o leite até ferver. À parte, misture o açúcar com a farinha, o ovo, a gema de ovo, uma pitada de baunilha e outra de sal. Incorpore esta mistura no leite e mantenha em lume brando, mexendo sempre até cozer e espessar. Retire do calor e deixe arrefecer. Sobre uma superfície polvilhada farinha, tenda a massa em forma de rectângulo, com 25 por 20 centímetros. Barre-a com o creme e polvilhe com a canela e os corintos. Enrole a massa sobre o recheio e corte em 12 rodelas. 
Disponha-as num tabuleiro, previamente untado com margarina e polvilhado com farinha. Deixe levedar novamente, em local quente, por 20 minutos. Pincele com ovo batido e leve ao forno a 190ºC, durante cerca de 25 minutos. Retire do calor, deixe arrefecer e sirva.

Comentários